Secretaria de Assistência Social, através da prefeitura de Igaracy, realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: Assistência Social Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.
A Conferência define o espaço de mobilização e participação social, cuja Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e a Norma Operacional Básica (NOB), do Sistema Único de Assistência Social-SUAS (NOB/SUAS 2012). Esses órgãos têm como fator principal, a avaliação as políticas sociais, tendo como foco principal, a participação de forma totalmente organizada para a implantação das ações do SUAS.
Quando se realiza uma ação como esta, não quer dizer que seja restrita, porém, os demais processos do diálogos são de níveis de gestão pública. Sendo assim, devemos considerar a participação popular onde se envolve os usuários do SUAS, para que essas conferências demonstre um papel fundamental, no cumprimento de seus objetivos em trâmites legais, através da mobilização da sociedade como um todo.
Durante o evento foram discutidos e debatidos diversos assuntos ligados ao social e suas políticas públicas. Em seguida foi feita uma avaliação de implementação desta política diante o atual cenário político que vive o Brasil.
O evento foi convocado pelo prefeito Lídio Carneiro e o Conselho Municipal de Assistência Social. O secretário Chefe de Gabinete Carlos Adriano Moura, representou o prefeito durante a Conferência, que contou com a participação do secretário de Administração Thiago Grosso, vereadores, Juliana Diniz assistente social, a psicóloga Railla Xavier, Gilberlandia Salviano, presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Elaine Lourenço, secretária adjunta da Ação Social e Felipe Almeida, representando o Conselho Tutelar, usuários do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), além de convidados.