Consideramos fundamental dar início a gestão com a organização de uma Agenda de Trabalho Político-Administrativa deacordo com as principais áreas: administrativa, democrática, estrutural, documentação orçamentária e financeira, pedagógica, recursos humanos, transporte e merenda escolar, com dados e informações essenciais sobre o contexto geral da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Turismo, dando ênfase a necessidade de conhecer a legislação, as políticas, as diretrizes, os programas e os projetos implantados e em implementação pela gestão anterior. Verificando ainda, os convênios e contratos vigentes e as prestações de contas.
Ressalta-se como prioridade do ato de governar a Secretaria, a conquista pela autonomia gerencial, a fim de que possa assegurar a Valorização dos Profissionais do Magistério e garantir o direito que a população matriculada na Rede de Ensino Municipal tem ao acesso à permanência e à aprendizagem com qualidade para todos.
ASPECTOS GERAIS
Composição da Equipe de Trabalho da Secretaria:
ü Diretores Escolares;
ü Diretores de departamento;
ü Coordenadores Pedagógico de Educação e Esporte;
ü Técnicos.
Atualização de Cadastros em Programas e Sistemas:
ü SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle;
ü Projeto Presença – Programa Bolsa Família;
ü Educacenso – INEP;
ü PDDE Interativo.
Reunião de Planejamento dos Cem Primeiros Dias envolvendo servidores e conselheiros que possam dar respostas as questões levantadas sobre:
ü Plano Municipal de Educação (PME);
ü Plano de Cargos e Remuneração do Magistério (PCR);
ü Plano de Ações Articuladas (PAR);
ü Conselho Municipal de Educação (CME);
ü Conselho do FUNDEB;
ü Conselho de Alimentação Escolar (CAE);
ü Relação com Sindicatos.
Leitura da realidade do Município em termos sociais, econômicos, políticos e culturais:
ü A história do povo e do lugar;
ü A estrutura política educacional;
ü Informações socioeconômicas e educacionais atuais do município.
Relação entre os Poderes:
ü Garantir funcionamento dos Conselhos;
ü Encontrar ponto de equilíbrio e apoio que precisa ter da comunidade escolar, da sociedade organizada dos movimentos sociais e dos órgãos fiscalizadores.
Conhecimento do Plano Municipal de Educação (PME) envolvendo todos os profissionais da Educação:
ü Lei Municipal que institui o plano;
ü Anexos da Lei que específica as metas e estratégias;
ü Comissão de Monitoramento e Avaliação;
Articulação com o Governo Municipal, Estadual e Federal através de projetos e convênios:
ASPECTOS ESPECÍFICOS
Organização administrativa e pedagógica da Rede Municipal de Ensino:
ü Planejamento e orçamento da educação;
ü Calendário escolar para o ano letivo;
ü Número da demanda escolar da rede municipal de ensino, para levantamento e distribuição de material didático e de fardamento escolar;
ü Quantidade de crianças em idade obrigatória que estão fora da escola;
ü Quantitativo de profissionais do magistério que desempenha docência e suporte pedagógico.
ü Quantitativo de servidores por função que estão em efetivo exercício lotados na Secretaria de Educação;
ü Relação dos servidores cedidos para outros órgãos assegurado pelo cumprimento da legislação;
ü Levantamento de servidores com desvio de função;
ü Organização e funcionamento do conjunto das unidades escolares municipais;
ü Levantamento das necessidades básicas das unidades escolares para que funcione regularmente;
ü Ativar a quadra de esportes;
ü Elaborar agenda esportiva com os respectivos cadastros de modalidades esportivas;
ü Inventário de móveis e imóveis;
Conhecer a legislação em vigor do Plano Plurianual (PPA):
ü A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
ü A Lei Orçamentária Anual (LOA).
Participar da elaboração do Plano Plurianual (PPA) que vai vigorar entre 2018 e 2021 e da nova Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).
Acompanhar a aplicação dos recursos na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) no mínimo 25% da receita resultante de impostos (art. 69 da LDB e 212 da Constituição Federal e Recursos do FUNDEB, 60% para Remuneração dos Profissionais do Magistério e 40% utilizado na cobertura das demais despesas consideradas como de “manutenção e desenvolvimento do ensino”
Aprofundar conhecimentos sobre os tipos de transferências do financiamento da Educação:
ü Transferências permanente: Salário Educação;
ü Transferências automáticas: PNAE, PNATE, PDDE;
ü Transferências voluntárias: recursos provenientes de convênios firmados com o Governo Federal e Estadual (Pacto Social) e Plano e Ações Articuladas (PAR).
Construção e conquista da autonomia gerencial para elaborar, implementar e gerir políticas públicas na Educação Municipal.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Efetivados os compromissos dos Cem Dias de Gestão, de posse de um diagnóstico da situação da Educação Municipal, terá início a construção do Planeamento Estratégico da Secretaria de maneira participativa e democrática.
Igaracy-PB, em 10 de janeiro de 2017.
Antonia Batista de Farias
Secretária Municipal de Educação Esporte e Turismo